Unilife Benefícios

Brasil atinge o maior número de usuários de planos de saúde em 2022

No mês de dezembro do ano passado, o Brasil alcançou um marco significativo no setor de saúde: o número de usuários de planos de saúde atingiu 50.493.061, o maior desde dezembro de 2014. Esse crescimento é um indicativo da importância cada vez maior que a população brasileira atribui à saúde e aos benefícios de contar com um plano de saúde.

Crescimento no Número de Beneficiários

Comparando com dezembro de 2021, houve um aumento de 1.590.912 beneficiários. Além disso, em relação ao mês anterior, novembro de 2022, o crescimento foi de 239.466 clientes. Esses dados foram divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela regulamentação do setor.

É importante ressaltar que esse aumento no número de usuários ocorreu em todos os estados brasileiros. No entanto, alguns estados se destacaram com um maior ganho de beneficiários em números absolutos. São eles: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Faixa Etária dos Usuários

Analisando o recorte por faixa etária, é possível observar que o maior crescimento foi registrado entre os usuários com idades entre 40 e 44 anos, seguido pela faixa etária dos 45 aos 49 anos. Isso indica que tanto os brasileiros na faixa de meia-idade quanto os que estão se aproximando dela estão reconhecendo a importância de ter um plano de saúde para cuidar de sua saúde e bem-estar.

Destaque para os Planos Odontológicos

Além dos planos de saúde convencionais, os planos odontológicos também apresentaram resultados expressivos. Segundo a ANS, atualmente, o Brasil conta com 30.950.314 usuários nesse segmento. Esse número representa a superação do recorde histórico pela 11ª vez no ano, considerando o período de fevereiro a dezembro.

Em um período de 12 meses, houve um aumento de 2.057.899 beneficiários nos planos odontológicos. Já na comparação entre novembro e dezembro de 2022, o crescimento foi de 151.721 clientes. Esses números mostram que a preocupação com a saúde bucal também está em ascensão no país.

Assim como ocorreu com os planos de saúde convencionais, houve um acréscimo nas contratações de planos odontológicos em todos os estados brasileiros. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por serem os mais populosos do país, se destacaram com o maior número de contratações nesse segmento.

Faixa Etária com Maior Crescimento nos Planos Odontológicos

No que diz respeito aos planos odontológicos, a faixa etária que apresentou o maior crescimento foi a dos 30 aos 34 anos. Em segundo lugar, estão os bebês com até um ano de idade. Esses dados refletem a importância da saúde bucal desde os primeiros meses de vida e o cuidado contínuo ao longo da idade adulta.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-tem-maior-numero-de-usuarios-de-planos-de-saude-em-8-anos-diz-ans/