O plano de saúde é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar.
O que é assistência de saúde?
A assistência à saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Esta garantia está disposta na Constituição Federal do Brasil, mas, não é suficientemente eficaz para atender toda a população. Por isso, o Estado permite à iniciativa privada a prestação de serviços médicos e hospitalares como forma de assistência complementar à saúde.
O que é um plano de saúde privado?
O Plano de Saúde Privado é um plano onde a pessoa assina um contrato com uma operadora e se torna inscrita em determinado plano daquela empresa. Passa, através do pagamento mensal de sua mensalidade, a ter a garantia da cobertura de seus gastos médicos, hospitalares e ambulatoriais prestados por sua Rede Assistencial (o conjunto de médicos, hospitais, exames ligados ao seu plano).
Vale lembrar que as propostas e contratos oferecidos pelas operadoras estão submetidos às regras da lei 9.656/98 e ao Código de Defesa do consumidor.
O que é o setor de saúde complementar e pra que serve?
O setor de saúde suplementar reúne mais de 2000 empresas operadoras de planos de saúde , milhares de médicos, dentistas e outros profissionais, hospitais, laboratórios e clínicas. Toda essa rede prestadora de serviços de saúde atende a mais de 42 milhões de consumidores que utilizam planos privados de assistência à saúde para realizar consultas, exames ou internações.
Ter um plano de saúde é estar seguro
Um dos grandes benefícios dos planos de saúde é a segurança que esse serviço oferece.
Em um caso de urgência, você tem toda a tranquilidade de um atendimento de qualidade, sem se preocupar com custos adicionais.
A missão do convênio médico é promover a saúde e bem estar com um pacote de serviços garantidos pela ANS e programas de acompanhamento multidisciplinar para vários tipos de comorbidades com tratamentos específicos para cada caso. As operadoras de planos de saúde estão cada vez mais se adequando às normas regulatórias com recursos e equipamentos para atender a necessidade da população que só aumenta.
Com um plano, você pode fazer seus exames de rotina e acompanhar anda sua saúde. Assim, você pode prevenir uma série de doenças, ou, pelo menos, ter um diagnóstico precoce.
Todos os planos de saúde têm a mesma cobertura?
Apesar de existirem muitos planos de saúde no mercado e os preços serem bastante diferentes todos devem as cobertura para o Rol de procedimentos garantidos pela Lei: 9656/98 que passou a ter validade para todos os contratos comercializados de Janeiro de 1999 até os dias de hoje, sendo que os procedimentos são revisados a cada dois anos para que se atualizem novos tipos de tratamento e exames.
Tudo isso fica disponível no site da ANS que dispões uma lista mínima de coberturas.
Assim, a instituição determina consultas, exames e cirurgias que são indispensáveis ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças.
Hoje em dia compensa fazer um plano de saúde?
O agendamento de uma simples consulta para um acompanhamento de rotina pode se tornar uma dor de cabeça quando se fala da longa fila espera do sistema público. Imagine então você ou um ente querido precisar de algo com urgência.
Dessa forma, com um plano de saúde, você tem um atendimento rápido, tanto em Pronto Socorro ou até mesmo para o agendamento de consultas e exames numa rede de hospitais que você escolher. Sendo assim, você pode escolher uma rede de atendimento perto da sua casa. Além disso, a qualidade do serviço é excelente.
Ter um plano de saúde é mais barato do que pagar consultas e exames particulares?
Se você colocar na ponta do lápis, você vai perceber que os planos de saúde são muito mais baratos do que os procedimentos particulares. De acordo com uma pesquisa It’sSeg na VEJA, o preço de exames laboratoriais têm uma variação muito grande, podem chegar a ser até a 1300% mais caros dependendo do lugar.
Nesse sentido, é muito importante dizer que você tem direito a atendimento de urgência e emergência depois da confirmação do cadastro. Assim, você tem acesso a uma rede de atendimento do seu plano de saúde. Dessa forma, você tem 12 horas de atendimento na unidade do pronto-socorro.
Além disso, no caso dos atendimentos odontológicos de urgência e emergência, o plano tem que cobrir apenas se for um plano odontológico.
A Unilife Benefícios Corretora de Seguros é uma empresa idealizada e mantida sob o princípio de que cada cliente é único, por isso, nosso trabalho segue este padrão: exclusividade e individualidade.
Acreditamos que a consultoria personalizada é o melhor caminho para a escolha do benefício mais adequado, para cada cliente.
Além de participar da consultoria e implantação do benefício escolhido, a Unilife Benefícios Corretora de Seguros mantêm assessoria técnica, visando sempre o melhor atendimento.
Nossos esforços estarão sempre voltados para otimização dos recursos e eficácia da utilização do seu benefício.